Kids | Pede desculpa... Já!

15:39

Recentemente, dei por mim a pensar enquanto pedia - em tom ligeiramente ALTO - à minha filha (de seis anos) para pedir desculpa, que estava a replicar um discurso já ouvido noutros tempos e já dito também noutros tempos e no efeito que isto teria... E conclui que deve ser muito perto de zero! Segundo alguns psicólogos, a criança não acha que tem de pedir desculpa, pois não se acha uma má pessoa e a empatia para com o outro está ainda em fase de desenvolvimento.

Segundo o site Parents o ideal é promover a reflexão na criança. Aqui vão alguns exemplos:

1 - Imaginem que o/a vosso/a filho/a está a ser mauzinho/a com um/a amiguinho/a. Em vez de lhe pedir logo para se desculpar - o que irá apenar aumentar o desconforto e agressividade - pode dizer "Pára por favor com isso, pois estás a magoar os sentimentos do/a teu/tua amigo/a" e de seguida acrescentar "Em situações como esta, deve-se pedir desculpa o que achas?"; depois no final do dia revisitar a situação e explorar sobre diferentes perspectivas, como por exemplo "Como é que tu achas que ele/ela se sentiu?", "Como é que tu te sentiste" , "Porque é que fizeste/disseste aquilo?", "O que farias de diferente?"

2 - Depois podem pedir-lhe para fazer um desenho a pedir desculpa, para oferecer ao/à amiguinho/a.

3 - Educar dando o exemplo. As crianças são fortemente influenciadas pela forma como os adultos, sobretudo os pais, se comportam. Se sentirem que por exemplo reagiram de forma inadequada - por exemplo interromperam uma conversa do/a pequenota/e -, peçam desculpa logo a seguir.




You Might Also Like

0 comments

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe